quinta-feira, 17 de outubro de 2013

"TINKUYNINCHEJ"-O NOSSO ENCONTRO

Toledo recebe tribos indígenas do Equador, Paraguai e Guaíra

A partir de quinta-feira, 15, os toledanos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura indígena. Até o fim de semana, as tribos Quéchua do Equador, Tupi-Grani do Paraguai e Tekoá de Guaíra, estarão na cidade para apresentações artísticas, exposição de artesanato e mostra de ervas medicinais. Por fim, no sábado, 17, no Green Hall Eventos, será realizado um jantar típico, com carne de búfalo. O evento é uma realização da Kahena Espaço Natural, com o apoio da Secretaria da Cultura de Toledo.
A vinda dos indígenas para Toledo, como explica uma das idealizadoras do evento, Selma Cavalli, é para mostrar a verdadeira cultura. “Eles são os primeiros habitantes de nossa terra. Eles são as verdadeiras culturas e temos muito que apreender”, comentou Selma. “A ideia da realização deste evento é como um intercâmbio cultural, onde vamos conhecer outros costumes, outros estilos de vidas, aprender a valorizar as pequenas coisas”, explica Selma, ressaltando a importância deste contato. “Eles vão nos mostrar uma pouco de suas vidas e suas tradições. Aprenderemos uma maneira mais tranquila de viver. Valorizar as pequenas coisas, o respeito com a natureza, a consciência com a preservação”.
PROGRAMAÇÃO
No total, serão 51 índios, sendo 6 do Equador, 15 do Paraguai e 30 de Guaíra. As apresentações artísticas e exposição de artesanatos iniciam na quinta-feira, 15, das 13h30 às 18h no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Na sexta, das 13h30 às 18h, em frente ao Teatro Municipal, depois seguem com apresentações no Shopping Panambi. No sábado, no mesmo horário, eles estarão na Praça Willy Barth. À noite acontece no Green Hall o jantar, com apresentações e grupo de Viola Caipira, a partir das 20h, por R$ 15,00.
Para a secretária da Cultura, Rosangela Reche, esta é uma oportunidade para conhecer uma cultura tão diferente, mas tão próxima. “Eles vão nos mostrar um pouco de como é a vida, a rotina e suas tradições. Estamos apoiando como forma de inventivo à valorização cultural indígena. Valorizar outras culturas, principalmente, esta que está tão próxima e não sabemos”, ressalta a secretária.
Enviado por comunicacao.gui... em

Nenhum comentário:

Postar um comentário