sexta-feira, 10 de agosto de 2012

DEZ ALDEIAS FECHAM A PONTE AYRTON SENNA EM GUAÍRA.

Índios de Guaíra e Terra Roxa fecharam hoje às 8 horas, a Ponte Ayrton Senna, em Guaíra.
Segundo o cacique Marciliano Lopes Cardoso, da aldeia guarani Tekohá Araguaju, de Terra Roxa, a manifestação é pacífica e tem o objetivo de chamar a atenção das autoridades para reivindicações das dez aldeias indígenas existentes em Terra Roxa e Guaíra.
O cacique contou que há cerca de três anos os 163 índios que vivem em três aldeias de Terra Roxa estão aguardando que o governo estadual cumpra a promessa de construir uma escola para atender as crianças daquelas comunidades.
Da mesma forma, eles aguardam a ampliação de uma escola que atende as sete aldeias de Guaíra.
O assessor especial de Assuntos Fundiários do Paraná, Hamilton Serighelli, vem acompanhando a manifestação dos indígenas e afirma que nos últimos dois dias vem mantendo um diálogo com as lideranças.
Ele oficializou o compromisso, que antes era verbal, de construir escolas em Terra Roxa, Guaíra e Santa Helena.
Hamilton justifica que não foi possível implantar antes as escolas porque as terras onde estão instaladas as aldeias são áreas litigiosas, e que por isso precisam de autorização judicial para que se construa nelas.
Conforme Serighelli, nas áreas regularmente demarcadas o governo tem feito, mas nas áreas litigiosas tem que aguardar decisão judicial.
O assessor especial de assuntos fundiários do Paraná, comenta que muitas reivindicações dependem exclusivamente do governo federal.
-reportagem e imagem da rádio guaíra am.

Nenhum comentário:

Postar um comentário